domingo, 15 de janeiro de 2012

A melhor dupla de centrais dos últimos 20 anos



"No Benfica, sob o comando de um grande treinador, dispõe de quase todos os argumentos para vir a ser uma referência mundial. Mesmo vivendo com a convicção de que teria palavra a dizer no Real Madrid de José Mourinho, deve motivar-se por estar cada vez mais perto da seleção do seu país e saber que é o melhor e mais fiável parceiro que Luisão teve desde que chegou à Luz em 2003. De resto, há mais de duas décadas que a águia não construía dupla tão próxima de outra que permanece no imaginário coletivo encarnado como uma das melhores de todos os tempos: Mozer e Ricardo Gomes."


Isto foi escrito por um jornalista do jornal Record, e eu subscrevo inteiramente.

Luisão e Garay formam uma dupla fortíssima, ao nível da fabulosa e imperial dupla Mozer / Ricardo Gomes.

Já o comentador Luis Freitas Lobo, também opinou relativamente a este assunto:

"Uma equipa tem muitos locais onde os jogadores podem falar tacticamente uns com os outros mas aquele onde essa sensibilidade é maior, pelo risco que provoca no caso de falhar, é entre os centrais.
Por isso, raramente os analiso individualmente, mas sim como funcionam em dupla.
Em geral, um impõe-se ao outro, por autoridade, experiência, qualidade, etc.
Ou seja, um conduz e o outro joga na sombra dele e, por vezes, nessa relação quase paternal, até parece melhor do que realmente é.
O Benfica tinha muito dessa relação, com Luisão a mandar no grito, nesse sector.
Esta época isso mudou e foi o local onde a equipa cresceu mais em qualidade e personalidade.
A chave: Garay
Com ele, central pela esquerda, os cortes no timing certo, dobrando o lateral ou no meio, sem olhar a sombra de Luisão, os centrais do Benfica voltaram a funcionar como verdadeira dupla no plano da personalidade e eficácia (embora com estilos diferentes).
É a melhor dupla de centrais do campeonato.

O Benfica deste ano tem, sem margem para dúvidas, a melhor dupla de centrais dos últimos 20 anos.

E já agora, os anos 90 tiveram o seu encanto, mas não ao nível do futebol praticado pelo nosso clube. Quando penso em centrais como Ronaldo, Tahar, Paulo Madeira, Bermudez, Jorge Soares, Paredão, King, etc... até tenho vontade de vomitar!




Sem comentários:

Enviar um comentário