quarta-feira, 2 de maio de 2012

Considerações e curiosidades acerca do pior que existe no futebol português: Os árbitros


Os árbitros portugueses são a pior classe que existe no desporto português. Não conseguem ser isentos, são facilmente influenciáveis pelo poder dirigente, são arrogantes e vaidosos, e encaram sempre os erros, por mais grosseiros que sejam, como algo que faz parte do oficio.

Depois, quando abandonam a profissão, opinam em jornais e televisões, sobre os erros dos seus colegas, como se fossem seres perfeitos, que quando estiveram no activo, nunca erraram.

Resolvi escrever este post acerca dos homens do apito, no dia em que surgiu a noticia que o Benfica tem uma lista negra de árbitros, porque as arbitragens, na parte final do campeonato, prejudicaram o Benfica de forma inenarrável, levando ao colo o Porto, que nunca praticou um futebol que lhe permitisse ser campeão.

Fernando Seara, na TVI 24, perguntou porque motivo o árbitro Olegário Benquerença, que não apitava o Benfica desde a deslocação a Guimarães, na época passada, voltou para arbitrar a ida do nosso clube a Vila do Conde.

Se não teve condições para apitar nenhum jogo do Benfica, durante esta liga, porque razão voltou a ter condições, num jogo que poderia dar o título ao Porto?

Porque razão Olegário não marcou dois penaltis indiscutíveis a favor do Benfica? Ambos foram muito mais nitídos, que aquele que ele marcou na 1ª jornada, a favor do Porto, na deslocação a Guimarães.

Depois querem que não hajam suspeitas sobre as nomeações, e sobre as actuações dos árbitros.

Porque motivo Vitor Pereira, nomeou Olegário para Vila do Conde, sendo ele genro de António Garrido, ex-árbitro ligado à estrutura do FC Porto?

Desde as queixinhas de Vitor Pereira (treinador do Porto) em Barcelos, que as arbitragens começaram a inclinar o campeonato.

Em Coimbra, jogo anterior ao Benfica - Porto, era fundamental que o Benfica perdesse pontos, E o que aconteceu? Uma penalidade do tamanho do estádio, não foi assinalada a favor do Benfica, com o árbitro a mostrar o cartão amarelo a Aimar. Ridículo e insultuoso...

Depois, na jornada seguinte, no jogo do título, foi nomeado o árbitro especialista em gamar o Benfica: Pedro Proença. O mesmo que em 2008 tirou o campeonato ao Benfica no Dragão, voltou a tirar o campeonato ao nosso clube, com uma arbitragem sempre a favor do Porto, culminada com a validação de um golo em claríssimo fora de jogo de Maicon.

Em Olhão, Aimar foi expulso, e bem expulso, mas o mesmo critério não foi aplicado na 1ª parte, quando Toy fez uma entrada idêntica à de Aimar, sobre Javi Garcia. O árbitro viu a falta, porque a assinalou, mas nem amarelo... Outra vez ridículo e insultuoso...

Em Alvalade, um penalty descarado, logo no primeiro minuto, não foi assinalado, não permitindo ao Benfica entrar no jogo a ganhar.

Esta sucessão de erros, todos eles primários e básicos, dando mesmo a sensação de prazer e gozo em prejudicar o Benfica, são momentos marcantes nesta liga. Caso fossem ajuizados de forma correcta, a classificação seria esta?

Na época passada arrumaram o Benfica na fase inicial, este ano foi na fase final da época.

Não é estranho que Pedro Proença não tenha apitado nenhum jogo dos quartos de final, nem das meias finais da Liga dos Campeões, ele que é um dos 12 árbitros nomeados para o Euro 2012?

Os quartos de final e as meias finais da Liga dos Campeões têm 12 jogos. Havia jogos suficientes para que cada um dos árbitros que vão estar no Euro, pudesse apitar. Pedro Proença não esteve em nenhum desses 12 jogos. Estranho...

Os árbitros portugueses decidem campeonatos há 30 anos. Não tenho a minima consideração por eles.

São o que de pior existe no desporto em Portugal!





2 comentários:

  1. Quem aqui afirma que o Porto não foi beneficiado pelas arbitragens é doente e tem de se tratar.
    Para além de ver mal não tem a humildade de ver o que se passa. Duvido muito que o FCP
    pague ordenados a todas essas pessoas que muito provavelmente vivem mal e vem para aqui defender curruptos,
    falsos lideres que estão a levar o futebol portugês e o país para o fundo. E isto passa-se no canil!
    Vamos acabar com regionalismos e mentalidades mesquinhas e
    comportarmos-nos como deve ser porque o país merece e assim isto não vai para a frente!

    ResponderEliminar
  2. Teremos de agir nós Benfiquistas, certo? Já sabemos que não vai lá com comunicados ou protestos ténues. Poderoso e incisivo seria obviamente o Benfica já ter saído de campo por exº em Vila do Conde, Coimbra, na Luz ou Alvalade aquando dos roubos escandalosos! Não vale a pena jogar neste campeonato falseado, como poderão os próprios jogadores dar o máximo e serem imperturbáveis em cada jogo se são sistematicamente condicionados, se já sabem, infelizmente, como acabará?
    Não sei qual a receita ideal, se passa por uma manifestação como se fala por aí, se um enorme movimento na Luz já no sábado e que se prolongue na próxima época para que nos saibam vigilantes.
    Não sei, ideias precisam-se, eu faço o que for possível, todos temos de fazer o possível, o que de nós dependa.
    Parece-me que, só quando acontecer algo mais grave, poderá existir esperança na mudança, algo mais grave que uns dentes partidos

    ResponderEliminar