terça-feira, 10 de abril de 2012

Não temos o super plantel que muitos querem fazer crer...

Ao contrário de muitos benfiquistas, não acho que o plantel seja o melhor de Portugal, nem o melhor da última década.

Se o plantel fosse assim tão bom, teríamos um, no mínimo um jogador, que a qualquer momento resolvesse um jogo. Ontem, como em outros tantos jogos ao longo da época, não se sentiu que morasse no plantel encarnado um jogador desses.

Um João Vieira Pinto qualquer...  Mas isso é preciso recuar mais de 15 anos no tempo.

Por muito que nos custe, falta-nos um Hulk. Um jogador rápido, tecnicista, explosivo, forte no um contra um, e com facilidade de remate, no fundo, um jogador que resolva jogos, e que ao longo da partida, mesmo jogando mal, dei-a sempre a sensação de que a qualquer momento possa sentenciar o desafio. Não temos ninguém assim...

Querem fazer de Witsel um médio de top europeu. É um bom jogador, mas para já, não passa disso. Um jogador naquela posição, tem que rematar mais vezes à baliza, tem que marcar 6 a 8 golos por época. Tem que jogar mais rápido. Witsel cobre bem a bola, sai bem a jogar, mas em câmara lenta. Falta-lhe velocidade.

Bruno César e Gáitan são dois alas, que não dão profundidade ao corredor. Do brasileiro esperava mais. Esperava que fosse mais rematador, mais explosivo, mas ficou pelo meio termo. É um jogador, que do meu ponto de vista, sempre jogou na posição errada, e por isso ainda não explodiu.

Gáitan, já disse e torno a repetir, não é jogador para o Benfica. Não é objectivo, não corre em direcção à baliza, marca poucos golos, e só joga bem quando quer. É nitidamente um jogador sem grande garra, com tiques de vedeta, o que o torna num atleta com boas qualidades, mas sem a efectivadade que se impunha para um jogador na sua posição.

Quando falei há pouco em Hulk, e comparando com Gáitan, tirem as vossas conclusões, para dois jogadores que jogam nas mesmas posições.

O futebol moderno necessita de jogadores rápidos, muito rápidos, e com joguem com muita adrenalina. Tipo Maxi Pereira, Fábio Coentrão, Di Maria. Estão a ver o que quero dizer...

Não necessitamos de jogadores que joguem a 10 hora. Que recebam a bola e parem para ver onde estão os colegas. E destes, infelizmente, temos lá muitos.


1 comentário: