segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os motivos para a escolha de Preud´Homme para treinador do Benfica

O próximo treinador do Benfica, deverá preencher os seguintes requisitos:

1. Deve ser jovem e ambicioso. Não sou apologista de mandar vir um treinador experiente, com carreira feita, com títulos ganhos, porque, desse modo, não terá os níveis de ambição necessários para triunfar na Luz, uma vez que não precisará de dar provas de competências, porque já as deu no passado em outros clubes.

2. Deve ser português, ou um conhecedor profundo do futebol cá do burgo e da dimensão do Benfica. Não sou apologista de mandar vir um técnico estrangeiro, desconhecedor do futebol português, da realidade das equipas pequenas, e de todas as vicissitudes que o futebol nacional tem. Deve ser alguém com conhecimento de causa, que saiba como funciona o sistema, como funcionam as habilidosas arbitragens, que esteja preparado para enfrentar os boatos da comunicação social, e que tenha uma grande capacidade de comunicação.

3. Deve ser alguém que crie, de imediato, uma onda de confiança na nação benfiquista, daí que tem que ser um treinador empático, com uma qualquer ligação afectiva ao Benfica, e sem qualquer ligaçao passada aos outros grandes clubes portugueses, porque isso, quer queiramos, quer não, vai se voltar contra ele, em algum momento da temporada.

4. Deve ser uma figura que, pela sua carreira, cria um enorme respeito nos jogadores, adeptos, comunicação social, e equipas adversárias. Deve ser alguém que tenha um ar simples, mas com muito para ensinar.


Depois de apresentados estes pontos, e de olhar para os treinadores portugueses, não vejo nenhuma escolha óbvia. Não gosto de Leonardo Jardim!

É um técnico sem carisma e muito apagado, e apenas o refiro porque vieram algumas noticias a público acerca de um possível interesse do Benfica.

E na 1ª liga, estamos conversados...

Olho para outros treinadores portugueses, como Paulo Bento e José Peseiro, mas não me convenço com nenhum deles. Paulo Bento tem algumas virtudes, mas nunca praticou um futebol de encher o olho. É um técnico muito à italiana, muito rigido tacticamente, e que cria muitos problemas com os jogadores.

José Peseiro é um treinador com bastantes competências, que pratica um bom futebol, mas não tem a tal ligação afectiva ao clube, e não suscitaria grande entusiasmo da massa adepta nos tempos iniciais.

De resto, no panorama nacional, não estou a ver mais ninguém.

Olho então para o estrangeiro, e vejo 3 nomes:

Scolari, Boloni e Preud´Homme

O brasileiro é da chamada linha dura. Autoritário, sem papas na lingua, é um técnico que se deu bem em Portugal. No entanto, não tem tido grandes resultados pelos clubes por onde tem passado, cria muitos problemas, e está naquela fase do "eu já não preciso provar mais nada a ninguém".

Seria, no entanto, um treinador que cairia bem em alguns sectores benfiquistas, porque sempre foi um homem que nunca alinhou com o Porto. Não tendo a tal ligação afectiva ao clube, o facto de ser anti-Porto, seria, para alguns benfiquistas, quase a mesma coisa.

Boloni foi campeão nacional no Sporting, e é um treinador que sempre apreciei. Bom comunicador, pessoa simples, faz da aposta na formação um dos seus pontos fortes. Já passou por vários países, no entanto, sem nunca treinar grandes equipas. Neste momento está na Grécia a treinar o PAOK.

É um treinador que poderia potenciar os jovens jogadores benfiquistas, que andam perdidos em empréstimos sucessivos por esses clubes fora. Peca por não ter a tal ligação afectiva ao clube. Mas seria uma hipótese forte em cima da mesa... Gosto de Boloni!

Quanto a Preud´Homme, tenho a dizer o seguinte:

1. É um elemento consensual na massa adepta

2. Conhecedor da dimensão do clube, e do futebol nacional

3. Pessoa simples, empática e com passado, como jogador, de nível mundial, logo a causar respeito nos jogadores, e em todos os agentes desportivos deste país

4. Pessoa de grande prestigio a nível internacional, e já campeão, como treinador, no Standard de Liége, sendo também um técnico com bons resultados na Holanda, ao serviço do Twente, onde foi considerado o treinador do ano.

5. É um treinador que teria muito mais margem de manobra, do que qualquer outro, devido ao seu passado no clube, o que também é muito importante. A massa adepta do Benfica é muito impaciente com os treinadores, e um homem como Preud´Homme teria outro tipo de "ambiente", quando as coisas corressem menos bem.

6. É um homem que respira Benfica, sabe o que é a mistica, e sabe a importância do que é ganhar para os adeptos benfiquistas. Estou seguro que ficaria encantado de treinar o nosso clube, e que tudo faria para nos dar as alegrias como treinador, que nos deu como jogador.

7. Viria sedento de vitórias, porque como jogador apenas venceu uma taça de Portugal. Preud´Homme nunca viu o Marquês a vir abaixo por causa dos festejos do título. Estou certo de que lhe falta isso no currículo.

Posto isto, peço a vossa opinião. Acham que é a escolha certa? Haverá outros nomes que não me lembrei?

Pinem, perdão, opinem...


7 comentários:

  1. para mim era o treinador do lille o RUDI garcia !

    ResponderEliminar
  2. e com ele vinha o eden hazard eu trocava com o gaitan

    ResponderEliminar
  3. Por mim podia vir o Domingos!

    ResponderEliminar
  4. Preud d´Homme seria óptima escolha mas segundo sei já foi sondado e não há hipótese de vir! É muito bem pago pelas Arábias e os homens dos petrodólares não o vão deixar sair nesta fase, seja a que custo for. Infelizmente

    ResponderEliminar
  5. Nunca me tal tinha ocorrido, foi treinador do Standard de Liege com alguma experiência acumulada, fala português, conhece bem o nosso futebol, porque não!!!! Embora ache que o Benfica vai contratar Paulo Bento, fica a pergunta, não é estranho a demora do mesmo em renovar pela selecção???

    ResponderEliminar
  6. Com esse treinador já nos marcam os penaltys e certamente os golos dos porcos em fora de jogo passaram a ser anulados!! Recomendo que venha com um apito!!

    ResponderEliminar
  7. Meu Deus... tá tudo louco... E pensar que antes da confirmação do Jesus como treinador do Benfica, andava tudo a babar-se que ele iria ser o salvador do Benfica... Fez muito, não mais, porque nos travaram ilegalmente por muitos lados, modos e feitios... Agora é como a chiclete, mastiga e deita fora... não vale nada, é merda... e depois falam de nomes como o Scolari - juro que isso acontecer, deixo de pagar cotas, rasgo o cartão de sócio e deixo de ligar totalmente ao futebol... será duro, mas o tempo resolve tudo... pelo menos deixo de ler anormalidades como estas em sítios que pensava que só estariam benfiquistas A SÉRIO a falar do NOSSO clube... mas não... adeus À blogosfera que isto já fede... para ver merda, tinha visto os festejos, suponho eu, dos mafiosos por terem roubado mais um campeonato! EU SOU BENFICA... mas isto não sou... Mandem um abraço ao Preud´Homme, que apesar de não querem mudar de treinador, é um homem/jogador que sempre idolatrei e respeitei e foi com muita pena minha ele não ter ficado ligado ao clube... mas isso já não intereça...

    ResponderEliminar